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16-07-2010 :: 1° PRÊMIO DE MÚSICA DIGITAL

A música entrou numa nova era. E, agora, chegou a hora das premiações! Com a popularização da internet e da tecnologia digital ao longo das últimas duas décadas, o modo de fazer, produzir e consumir música passou – e ainda está passando – por uma verdadeira revolução que tem provocado profundas mudanças no mercado fonográfico mundial. Hoje, a grande maioria dos artistas, produtores, fãs e, finalmente, as gravadoras, estão se adaptando – em maior ou menor grau – à nova realidade da era digital e às novas tendências e fórmulas de difusão da música em geral.

 

Se no início desta nova era da música a indústria fonográfica foi pega de surpresa pelo surgimento da pirataria virtual, com a conseqüente e exponencial queda na venda de discos, hoje o mercado musical vem dando bons sinais de uma (ainda tímida, porém potencialmente gigantesca) recuperação que vem, justamente, do universo virtual.

 

A cada dia que passa os LPs, K7s e CDs, que outrora reinavam em nossas estantes, estão dando lugar aos novos formatos digitais, cada vez mais comuns entre os bilhões de consumidores de música ao redor do mundo. Expressões como download, MP3, truetones, ringtones, iPod, iTunes, MP3 Player, fulltrack, fullvideo, shortvideo, Bluetooth, entre outras, já são usadas correntemente pela imprensa mundial e entre pessoas de praticamente todas as classes e grupos sociais ao redor do globo.

 

Diante desta nova realidade e atento às mudanças do mercado, o produtor musical Marco Mazzola* resolveu criar o primeiro PRÊMIO DE MÚSICA DIGITAL se associando a Marcelo Alves, diretor da ADMA Eventos, eleita como a “agência do ano” pelo prêmio Colunistas Promo 2009 e 2010.

 

Inédito no Brasil e no mundo, o PRÊMIO DE MÚSICA DIGITAL surge como uma forma de estimular, valorizar e reconhecer este novo segmento no Brasil. E, também, tem o objetivo de incentivar – e tentar conscientizar – o publico e fãs em geral a consumirem legalmente o conteúdo digital de seus artistas preferidos, no lugar da opção pela pirataria virtual que não remunera artistas, compositores, músicos e produtores.

O PRÊMIO DE MÚSICA DIGITAL conta com a chancela das principais gravadoras representadas pelas entidades ligadas ao mercado fonográfico no Brasil (ABPD, ABMI, ABEM e ABER), além da participação das principais empresas envolvidas na comercialização de plataformas digitais (OI, TIM, Claro, Vivo, UOL, NOKIA, Baixa Hits, Terra e iMusica).

 

O PRÊMIO DE MÚSICA DIGITAL será dividido em três formas de premiação:

 

1)     Prêmio por Vendas – As gravadoras, bandas e artistas independentes fornecerão seus dados de comercialização virtual, que passarão por uma auditoria que definirá as músicas vencedoras nas 10 categorias do prêmio, divididas por gêneros musicais.

 

2)     Prêmio por Voto Popular – Um conselho, formado por jornalistas especializados e representantes de cada canal de distribuição participante do prêmio, escolherá, sob os critérios de presença e engajamento nos meios digitais, as 05 músicas que irão a voto popular em três categorias – Artista do Ano; Música do Ano; Artista Revelação.

 

3)      Prêmios por Reconhecimento Digital – Divididos em duas categorias: Marca mais engajada digitalmente, que vai destacar a empresa que mais apoiou a música digital no ano; e Artista Mais Engajado Digitalmente, que vai premiar o artista que mais marcou presença nos meios digitais com iniciativas que visam promover a legalidade e a venda de conteúdos digitais.

 

Ao todo serão 15 premiados que iremos apresentar na cerimônia de premiação que acontecerá dia 23 de novembro de 2010 no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

   

    *  Fonte: Publicação da ABPD 2009

   ** www.marcomazzola.com.br

   *** ABPD (Assoc. Brasileira dos Produtores de Discos), ABMI (Assoc. Brasileira de Música Independente), ABEM (Assoc. Brasileira dos Editores de Música), ABER (Assoc. Brasileira de Editoras Reunidas)

 

Fonte: Divulgação do Evento
Mais Informações:
http://www.premiodemusicadigital.com.br/



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