Notícias

09-09-2002 :: Campanha Nacional das Rádios contra Pirataria

A partir de setembro de 2002, mais de 600 rádios de todo o Brasil aderiram a uma Campanha Nacional de Combate à Pirataraia, sugerida pela ABPD. As rádios que receberam um jingle de 30 segundo, desenvolvido especialmente para uma campanha direcionada, começaram a veicular o material, livremente, durante sua programação musical ou jornalística.

Nessa nova etapa, a ABPD envolveu a mídia de rádio, principal meio de divulgação musical, na luta contra a falsificação de CDs, fazendo um apelo às principais emissoras do país para que esclarecessem seu público ouvinte sobre os prejuízos culturais e econômicos desencadeados pela pirataria, além de conscientizar para o fato de que ela gera o desemprego e está por trás do crime organizado.

Segundo dados do IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) o Brasil nos últimos anos vem subindo no ranking de pirataria e descendo no de vendas. Hoje o país ocupa a terceira posição no ranking mundial da pirataria, com um índice de 53% do mercado, e o 12o no de vendas, onde já foi o sexto maior mercado do mundo em 1996.

“Além disso, a venda de CDs ilegais ameaça também as rádios – além de violar os direitos autorais de todos os artistas”, afirma Márcio Gonçalves, diretor geral da ABPD. A pirataria gerou em 2001 um prejuízo aproximado de R$ 750 milhões para o setor e de R$ 200 milhões para a União, os Estados e os Municípios em perda de arrecadação de impostos. Além disso, o aumento deste mercado ilegal já implicou na extinção de mais de dois mil pontos de venda, queda de 7% no número de lançamentos de discos, diminuição de 18% do cast de artistas contratados e demissões de quase 30% dos funcionários das gravadoras.

Os músicos também estão sendo convidados a participar dessa nova fase da campanha. Vários já foram contatados para aderirem, visto que a pirataria hoje é a maior inimiga na música brasileira, que representa cerca de 80% das vendas do nacionais do mercado.

Comunicação ABPD – Edna Calheiros


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403