Notícias

17-09-2007 :: João Araújo receberá Prêmio Especial do GRAMMY

Os PARALAMAS DO SUCESSO TAMBÉM RECEBERÃO UM DOS PRÊMIOS ESPECIAIS DA ACADEMIA. ELES irão RECEBER O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA MUSICAL 2007 Da ACADEMIA latinA DE GRAVAÇÃO®

 

Miami e Rio de Janeiro (17 de setembro de 2007) — A Academia Latina de Gravação® anunciou no dia 17 de setembro as personalidades que vão receber os Prêmio Especiais da organização, que são: Prêmio do Conselho Diretor de 2007 e o Prêmio de Excelência Musical 2007. Entre os brasileiros que serão homenageados pelo Latin GRAMMY estão, em categorias diferentes: o empresário João Araújo e Os Paralamas do Sucesso.

 

No dia 7 de novembro de 2007, véspera da premiação do Latin GRAMMY Latino, será oferecido, em reconhecimento aos ganhadores destes Prêmios, uma cerimônia especial que acontecerá, no Hotel Four Seasons de Las Vegas.

 

“Representando vários gêneros de países do mundo, desde as Américas até a Europa, as pessoas premiadas alcançaram a categoria de lendas da música Latina”, disse Gabriel Abaroa, Presidente da Academia Latina de Gravação. “Graças à sua paixão inspiradora, habilidade e visão, realizaram contribuições e lograram avanços importantes para o benefício geral da cultura latina. Para o Conselho Diretor da Academia Latina de Gravação constitui um grande orgulho e honra oferecer uma homenagem a estas forças criativas que foram verdadeiros pioneiros da sua época”.

 

Prêmio do Conselho Diretor: Este Prêmio Especial é outorgado mediante votação do Conselho Diretor da Academia Latina de Gravação às pessoas que durante suas carreiras musicais realizaram contribuições importantes nas áreas de gravação e promoção de música.

 

Entre as três personalidades que serão homenageadas este ano está o empresário brasileiro João Araújo que aos 15 anos começou a trabalhar para o selo Polygram no Brasil e, desde então, lançou, produziu e promoveu praticamente todos os grandes nomes da música brasileira, incluindo Caetano Veloso, Gal Costa, Djavan, Novos Baianos, entre muitos outros. No final dos anos 70, João fundou a Som Livre, o selo da TV Globo, que entre muitas outras coisas, desenvolveu o conceito de trilhas de novelas. Araújo construiu uma “Powerhousemusical no Brasil que teve sucesso surpreendente também na Europa e nos Estados Unidos. Após deixar a Presidência da Som Livre, em 2005, e presidir a ABPD por dois anos, no início de 2007 João Araújo foi eleito Presidente de Honra da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).

 

 A trajetória de João Araújo confunde-se com a história da música brasileira moderna e seus principais movimentos musicais das últimas décadas, desde a Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo e a consolidação do Pop Rock brasileiro. Sua contribuição para o fortalecimento da indústria da música no Brasil é inestimável e, para a ABPD, a homenagem do Grammy Latino ao nosso eterno Presidente é merecidíssima e mais do que apropriada“, disse Paulo Rosa, Presidente da entidade.

 

Os outros dois homenageados no prêmio serão: o maestro argentino do tango Leopoldo Federico e o executivo mexicano Fernando Hernández.

 

Prêmio de Excelência Musical: Este Prêmio especial outorga-se por votação do Conselho Diretor da Academia Latina de Gravação aos artistas que durante suas carreiras realizaram contribuições criativas de importância artística excepcional no campo da gravação.

 

Entre os seis agraciados por este prêmio em 2007 estão Os Paralamas do Sucesso.

 

Ícones do rock brasileiro, Os Paralamas Do Sucesso, se juntaram nos anos 70 para formar um grupo que combinou elementos da música caribenha, pop, reggae, rock e ska. Seu estilo originalíssimo, resultado da fusão de vários gêneros musicais, com letras sofisticadas e às vezes vinculadas à política, atraiu fãs em toda a América do Sul. A banda já gravou 14 álbuns e continua gravando e atuando até hoje.

 

Os outros agraciados nesta categoria de Prêmio serão: o cantor e compositor argentino Alberto Cortez, o chileno Luis “Lucho” Gatica, reconhecido como o rei do bolero, Olga Guillot, a rainha do bolero, o grupo mexicano Los Tigres del Norte e Chavela Vargas da Costa Rica.

  

 

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores, e outros profissionais técnicos e criativos da gravação, de língua espanhola e portuguesa.  A organização dedica-se a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e seus criadores. Além de produzir os Latin GRAMMYs para premiar as performances que se destacaram nas artes e ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação oferece programas educacionais e de assistência para a comunidade musical latina.

 

Para maiores informações sobre a Academia Latina de Gravação, favor visitar o site na Internet www.grammy.com

CONTATOS DE COMUNICAÇÃO:

Lourdes Lopez ou Jennifer Keppel – The Recording Academy®

TEL.: 310.392.3777

Email: LourdesL@grammy.com / JenniferK@grammy.com


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403