Notícias
20-03-2012 :: MERCADO FONOGRÁFICO BRASILEIRO EM 2011
· Houve crescimento tanto nas vendas de CDs, como nas de DVDs musicais e receitas digitais, aí incluídos Internet e Telefonia Móvel.
· A expectativa é de que o mercado digital apresente, em 2012 forte crescimento, impulsionado pelo iTunes e vários outros serviços online já em operação ou em vias de iniciar atividades no país.
· Mercado brasileiro de música gravada deve subir da 10ª para a 8ª posição no ranking mundial.
Rio de Janeiro, 19 de março de 2012 – Em 2011, houve crescimento tanto nas vendas de CDs e DVDs musicais, quanto nas receitas auferidas pelo setor com vendas e licenciamentos diversos na área digital. Segundo o balanço realizado anualmente pela ABPD – Associação Brasileira dos Produtores de Discos, em 2011 o setor cresceu 8,4% (vendas físicas + digitais), o que resultou num faturamento anual de R$ 373,2 milhões, em valores do atacado ao varejo.
As vendas físicas (CDs + DVDs + Blu-Rays) registraram crescimento de 7,6%, com a movimentação de R$ 312,3 milhões em 2011.
Já o crescimento do faturamento dos diversos modelos de negócio da área digital foi de 12,8% em 2011, representando R$ 60.9 milhões.
As receitas digitais já representam 16% do mercado total de música no Brasil, ficando os CDs com 53% e os formatos de vídeos musicais, que incluem DVDs e Blu-Rays, com 31% de participação.
MERCADO DIGITAL
As receitas dos diversos formatos da área digital, auferidas pelas companhias que reportaram estatísticas à ABPD em 2011 tiveram um crescimento de 12,8% em 2011, totalizando
R$ 60.852.970.
| 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 |
Faturamento (R$) Vendas Digitais |
24.287.188 |
43.503.539 |
42.778.577 |
53.964.412 |
60.852.970 |
Crescimento | 185% | 79,1% | – 1,7% | 26,2% | 12,8% |
Participação dentro do Mercado Total |
8% |
12% |
11,9% |
15% |
16% |
Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas em operação no País).
Com relação às receitas advindas da Internet, houve crescimento, de um modo geral, em quase todos os formatos de negócios digitais, com destaque para os downloads pela Internet de músicas avulsas (+310,7%) e álbuns completos (+51,2%), e subscrição de serviços de streaming (+20,6%). Na área de Telefonia Móvel, o crescimento foi impulsionado principalmente por “Master Ringtones” (+12,6%) e “Ringback Tones” (+2.516,3%).
MERCADO FÍSICO
Em 2011 as vendas dos formatos físicos, ou seja, CDs, DVDs e Blu-Rays, voltaram a crescer no Brasil, tendo as maiores companhias em operação no País, faturado R$ 312.346.247 em vendas físicas de suportes com conteúdo musical. O crescimento registrado foi de 7,6% em relação a 2010. Estes valores corresponderam a um total (áudio e vídeo) de 24.920.737 unidades.
VENDAS TOTAIS CDS + DVDS + Blu-Rays
Ano | Vendas Totais (R$) | Unidades Vendidas |
2010 | 290.298.390 | 24.732.328 |
2011 | 312.346.247 | 24.920.737 |
Variação 2010/2011 | 7,6% | 0,76% |
Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas em operação no País).
Quando se avalia somente os formatos físicos, observa-se que a música nacional ainda segue sendo o “carro chefe” das vendas no Brasil com 73,5% de participação em 2011 para as vendas em unidades de música brasileira, registrando um aumento de mais de seis pontos percentuais em relação à participação do conteúdo nacional no ano anterior, ficando em 2011 o repertório internacional com 25,2% e o Clássico com 1,3% das vendas totais.
Vale ressaltar que dos 20 CDs mais vendidos em 2011, 15 foram de produtos brasileiros, e dos 20 DVDs musicais mais vendidos, 16 títulos foram nacionais.
VENDAS DE CDS
As vendas de CDs cresceram 6,5% em faturamento no último ano. Desse total, 73,5% das unidades vendidas foram de produtos nacionais, 25,6% internacionais, e os 0,9% restantes, música clássica. O total do faturamento com CDs atingiu R$ 196.495.867 (valores do atacado ao varejo), correspondentes a 18.176.280 unidades vendidas.
Ano | Vendas Totais de CDs (R$) | Unidades Vendidas |
2010 | 184.596.148 | 18.163.573 |
2011 | 196.495.867 | 18.176.280 |
Variação 2010/2011 | 6,5% | 0,07% |
Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas em operação no País).
VENDAS DE VÍDEOS MUSICAIS (DVDs + BLU-RAY)
As vendas de DVDs e Blu-Rays tiveram um crescimento de 9,6% em 2011, se comparadas a 2010. O total do faturamento com DVDs e Blu-Rays atingiu R$ 115.702.242 (valores do atacado ao varejo), com 6.744.457 unidades vendidas.
Ano | Vendas Totais de Vídeo (R$) DVDs + Blu-Rays | Unidades Vendidas |
2010 | 105.702.242 | 6.568.755 |
2011 | 115.850.379 | 6.744.457 |
Variação 2010/2011 | 9,6% | 2,67% |
Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas em operação no País).
Nas vendas de DVDs e Blu-Rays musicais por repertório, o conteúdo audiovisual nacional representou 73,6% do total, e o internacional 23,3%. Os 2,1% restantes foram representados pelas vendas, em unidades, de música clássica.
Segundo o Presidente da ABPD, Paulo Rosa, ”o mercado de CDs e DVDs musicais no Brasil apresentou em 2008, 2009 e 2010, um quadro de estabilidade. Em 2011, o desempenho do mercado físico de CDs e DVDs, com crescimento de quase 8% em relação a 2010 foi influenciado de forma geral pelo bom desempenho da economia brasileira e do consumo interno aquecido. Alguns artistas/álbuns especificamente, entretanto, tiveram destaque especial e contribuíram decisivamente para este resultado. É o caso, por exemplo, do CD e DVD “Ao Vivo” de Paula Fernandes e do CD “Ágape Musical” do Padre Marcelo Rossi, ambos com vendas no ano passado, em um patamar bem acima do que hoje se considera um lançamento de sucesso no mercado brasileiro. Já no mercado digital, as receitas vêm mantendo ritmo de crescimento constante e sustentável e as perspectivas para 2012 e os anos seguintes são bastante positivas, se levarmos em conta que os principais lançamentos de novos serviços digitais se deram já no último trimestre do ano, como por exemplo, o Oi Rdio (streaming) e o iTunes (downloads), este lançado apenas na metade de Dezembro de 2011, ou seja, o resultado destes e outros novos serviços digitais ainda está por ser realmente contabilizado em 2012 e nos anos seguintes. Há uma perspectiva bastante positiva também, em função da possibilidade de aprovação no Senado Federal da Imunidade Tributária para a música brasileira, o que vai beneficiar tanto o mercado físico quanto o digital de conteúdo musical nacional. Há vários desafios ainda, principalmente no desenvolvimento do mercado digital, questões ligadas aos novos hábitos de consumo na Internet, pirataria, etc., mas quero acreditar que o setor fonográfico, que experimentou desde o final da década de 90, um encolhimento como nenhum outro segmento da economia da cultura vivenciou, começa a dar claros sinais de recuperação, baseada em um portfólio de receitas cada vez mais variado, venham elas do mercado físico ou do digital”.
Os 20 CDs Mais Vendidos de 2011
| ARTISTA | ALBUM | GRAVADORA |
1 | Padre Marcelo Rossi | Ágape Musical | Sony Music |
2 | Paula Fernandes | Paula Fernandes Ao Vivo | Universal Music |
3 | Paula Fernandes | Pássaro de Fogo | Universal Music |
4 | Luan SantanaSantana | Luan Santana – Ao Vivo no Rio | Som Livre |
5 | Padre Robson | Padre Robson – Nos Braços Do Pai | Som Livre |
6 | Padre Fábio de Melo | No Meu Interior Tem Deus (Ao Vivo) | Sony Music |
7 | Padre Reginaldo Manzotti | Milhões de Vozes Ao Vivo | Som Livre |
8 | Adele | 21 | Sony Music |
9 | Damares | Diamante (Gospel) | Sony Music |
10 | Caetano Veloso e Maria Gadu | Multishow Ao Vivo | Universal Music |
11 | Beyoncé | 4 | Sony Music |
12 | Rebeldes [Brasil] | Rebeldes (Brasil) 2011 | Emi Music |
13 | Lady Gaga | Born This Way | Universal Music |
14 | Marisa Monte | O Que Voce Quer Saber de Verdade | Emi Music |
15 | Justin Bieber | Under The Mistletoe | Universal Music |
16 | Pastora Ludmila Ferbera Ludmer | O Poder Da Aliança | Som Livre |
17 | Victor & Léo | Amor de Alma | Sony Music |
18 | Seu Jorge | Musicas Para Churrasco Vol. I | Universal Music |
19 | Padre Reginaldo Manzotti | Em Deus Um Milagre | Som Livre |
20 | Amy Winehouse | Back To Black | Universal Music |
Os 20 DVDs Mais Vendidos de 2011
| ARTISTA | ALBUM | GRAVADORA |
1 | Paula Fernandes | Paula Fernandes Ao Vivo | Universal Music |
2 | Adele | Live At The Royal Albert Hall (DVD/CD) | Sony Music |
3 | Luan Santana | Luan Santana – Ao Vivo no Rio | Som Livre |
4 | Patati Patatá | Patati Patatá – Coleção (4 DVDs) | Som Livre |
5 | Balão Mágico | A Turma do Balão Mágico | Sony Music |
6 | Xuxa | Xuxa – Volume 1 ao 8 | Som Livre |
7 | Padre Reginaldo Manzottieginaldo Manzotti | Milhões de Vozes ao Vivo | Som Livre |
8 | Roberto Carlos | Elas Cantam Roberto Carlos | Sony Music |
9 | Xuxa | XSPB 11 | Sony Music |
10 | U2 | U2 360° At The Rosebowl | Universal Music |
11 | Padre Fábio de Melo | No Meu Interior Tem Deus (Ao Vivo) | Sony Music |
12 | Ministério Do Louvor Diante do Tronoio Do Louvor Diante do Trono | Diante do Trono 14 – Sol da Justiça | Som Livre |
13 | Caetano Veloso e Maria Gadu | Multishow Ao Vivo Caetano e Maria Gadu | Universal Music |
14 | Gusttavo Lima | Gusttavo Lima e Você Ao Vivo | Som Livre |
15 | Beyoncé | Live At Roseland: Elements Of 4 | Sony Music |
16 | Amy Winehouse | I Told You I Was Trouble | Universal Music |
17 | VáriosVários | Galinha Pintadinha 2 | Som Livre |
18 | Ivete Sangalo | Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden | Universal Music |
19 | Diogo Nogueira | Sou Eu | EMI Music |
20 | Roberto Carlos | Roberto Carlos – Emoções Sertanejas | Sony Music |
Fonte: ABPD – Associação Brasileira dos Produtores de DiscosComunicação