A estrutura do ISRC consta de 12 caracteres alfanuméricos, formados por 3 elementos codificadores:

Structure

Passe o cursor sobre o ISRC para decompor o código

ISRCIdentificador do CódigoAA-6Q7Prefixo do Código — um código de cinco caracteres alfanuméricos atribuído pela Agência do ISRC-20Ano de referência — Os dois últimos dígitos do ano no qual o ISRC é atribuído à faixa – dado pelo Registrante-00047Código de designação — código único de cinco dígitos atribuído pelo Registrador. Estes números não devem ser repetidos no mesmo ano calendário.

Um exemplo de código ISRC AA6Q72000047 é estruturado como segue:

ISRC AA-6Q7-20-00047

  • Visualmente apresentado como ISRC AA-6Q7-20-00047

  • AA6Q7 - Prefixo do código – duas letras seguidas de 3 caracteres alfanuméricos – cinco caracteres no total

  • 20 - dois dígitos, 20 significa o ano de 2020

  • 00047 - Código de designação – cinco dígitos

Este exemplo utiliza um código criado somente para fins explicativos e nunca deve ser utilizado.


PREFIXO DO CÓDIGO

O prefixo consta de 2 letras seguidas de 3 caracteres alfanuméricos. Usa-se para compatibilizar com versões anteriores do código ISRC.


ANO DE REFERÊNCIA

O elemento do “Ano de referência” identifica o ano em que o ISRC é atribuído à gravação. Consiste dos dois últimos dígitos desse ano (por exemplo, 15 para 2015, 20 para 2020)

O ISRC será normalmente, mas não necessariamente sempre, atribuído à gravação no ano em que a preparação do master da produção final da gravação é feita. O objetivo do elemento Ano de Referência é atualizar o espaço de códigos que podem ser atribuídos a cada ano civil, para garantir que os códigos atribuídos em anos anteriores não possam ser inadvertidamente reatribuídos.

O ano em que o ISRC é atribuído pode ser um ano diferente do ano de registro. O ano de gravação é uma informação importante, mas deve ser inserido e obtido a partir dos metadados associados à gravação, e não do elemento Ano de Referência do ISRC.


CÓDIGO DE DESIGNAÇÃO

O código de designação consiste em cinco dígitos atribuídos pelo registrante. A atribuição de um novo código de prefixo será acompanhada pela gama de códigos de designação para os quais está autorizado para esse registrante. Pode ser a faixa completa de 00000 a 99999 ou um subconjunto de códigos de designação alocados nessa faixa. Os registrantes devem tomar muito cuidado para garantir que eles obtenham códigos de designação apenas de qualquer intervalo alocado a eles


VALIDADE DO ISRC

Tal como acontece com qualquer sistema amplamente utilizado, podem acontecer erros que, por sua vez, podem ser causa de códigos formados de maneira imprópria, e circular em substituição dos ISRCs genuínos.

Seguem algumas verificações que podem ser realizadas para determinar se os códigos atendem aos requisitos de um ISRC emitido de forma válida. Essas verificações podem ser automatizadas e podem ser usadas como parte de um sistema para manter a qualidade dos dados. O código deve consistir numa linha alfanumérica de 12 caracteres ajustada à estrutura do ISRC detalhada acima.

As partes que podem implementar bancos de dados contendo ISRCs ou que podem implementar infraestrutura de intercâmbio de dados para lidar com o ISRC, são encorajadas a considerar a implementação de verificação automatizada da sintaxe correta e da validade dos ISRCs manipulados por seus sistemas.

Os casos de erros sistêmicos devem ser informados à Autoridade de Registro Internacional ISRC.

Favor clicar aqui para baixar a planilha atual de códigos de dois caracteres alocados às Agências ISRC pela Autoridade de Registro Internacional ISRC.