Notícias

10-10-2005 :: Publicação Mercado Brasileiro de Música 04/05

Pelo segundo ano consecutivo, a ABPD divulgou juntamente com a sua publicação anual, o resultado do balanço do 1o semestre do ano para o setor, que indica uma queda no mercado fonográfico brasileiro de 12,9% em valores e de 19,4% em unidades vendidas em 2005.

 

Relatório Anual ABPD – 2004

 

Outubro 2005O relatório anual de 2004 da ABPD – Associação Brasileira dos Produtores de Discos, já disponível aqui no site no ícone de downloads, apresenta as performances do setor fonográfico no ano de 2004 no Brasil e no mundo, assim como o balanço das vendas de CDs e DVDs musicais, pesquisas de mercado, acompanhamento do combate à pirataria, entre outros assuntos.

 

Em 2004 o mercado fonográfico no Brasil apresentou crescimento de 17% em valores e 18% em unidades. Foram movimentados R$ 706 milhões com a venda de 66 milhões de unidades. Esse desempenho, segundo a ABPD, pode ser atribuído a aumento das vendas de DVDs musicais, que cresceram mais de 100% no último ano e representou, em 2004, 4% da venda mundial do formato, deixando o Brasil na 7a colocação no ranking mundial de vendas de DVDs musicais.

 

Tanto nas vendas de CDs como nas de DVDs a parcela de venda de música nacional foi maior que a internacional. No total (áudio+vídeo) 76% das vendas foram de artistas brasileiros.

 

A pesquisa de mercado, encomendada pelo quarto ano consecutivo ao Instituto Franceschini de Análise de Mercado, apresenta pela primeira vez o perfil dos compradores de DVD Musical no Brasil, e segundo o levantamento o consumidor médio de DVDs é jovem, de classe B (52%) e prefere Pop/Rock (41%).

 

No capítulo sobre Pirataria a ABPD, além de apresentar os levantamentos de apreensões de material ilegal no País, traz também uma apresentação e análise dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo CNCP – Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça.

 

Balanço Semestral ABPD – 2005

 

Assim como a IFPI, que divulgou em Londres no início de outubro o balanço mundial do setor fonográfico, a ABPD divulgou, na mesma ocasião, o balanço das vendas do setor fonográfico nos primeiros seis meses de 2005.

 

No período o registro das vendas é de queda de 12,9% em valores movimentados e de 19,4% em unidades vendidas.


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403