Notícias

11-06-2015 :: Toda Sexta tem música nova, no mundo inteiro, ao mesmo tempo!

 

Rio de Janeiro, 11 de Junho de 2015 – Para os fãs de música em todo o mundo, as sextas-feiras passarão a ser, a partir de 10 de Julho de 2015, o dia da semana em que as principais novidades do mercado de música gravada serão lançadas e disponibilizadas ao público, tanto em formatos físicos como nos variados modelos do mercado digital. Isto significa que os lançamentos musicais internacionais que ocorrem em vários Países passarão a ser disponibilizados ao público simultaneamente em praticamente todo o mundo, de forma a evitar que o público consumidor de música em escala mundial tenha que esperar em certos casos por quase dez dias, entre a data de lançamento em determinado País, e as diferentes datas praticadas em cada um dos demais mercados. Esta situação de fato criava, em muitos casos, frustração no consumidor e, em certa medida, favorecia o acesso ilegal à música, em detrimento das variadas alternativas legítimas hoje disponíveis como CDs, downloads, streaming, etc. No caso dos lançamentos que ocorrem primordialmente em apenas um mercado, caso da maioria dos produtos contendo música brasileira, a medida é benéfica no sentido de adotar-se um dia da semana, no caso as sextas-feiras, para que o mercado musical e, principalmente o consumidor, saiba que naquele dia de cada semana do ano, várias novidades musicais nacionais (além das internacionais) estarão disponíveis, tanto no mercado varejista físico como nas lojas de downloads e nos grandes operadores de streaming.

O “New Music Fridays” para os lançamentos musicais a partir de 10 de Julho deste ano está sendo anunciado hoje pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), em consonância com as seguintes organizações internacionais:

Segundo Paulo Rosa, Presidente da ABPD, “Até agora, em alguns Países do mundo, diferentes dias da semana vem sendo utilizados para lançamento de novas músicas. Na França e Inglaterra, por exemplo, novos lançamentos ocorrem às segundas-feiras. Nos Estados Unidos às terças-feiras, na Alemanha e na Austrália às sextas-feiras, etc. Na maioria dos mercados de música, entretanto, caso do Brasil, não há um dia da semana padrão para lançamento de grandes novidades nacionais e internacionais. Esta situação reflete-se negativamente no mercado musical e nos anseios dos consumidores de música de várias formas. Em um mundo cada vez mais conectado, não faz sentido algum que música nova seja lançada em determinado País ou região e não disponibilizada imediatamente para os bilhões de consumidores de música no mundo inteiro. Não se trata, entretanto, de uma regra rígida. Lançamentos podem vir a ocorrer em outros dias da semana. É certo, porém, que as grandes novidades internacionais e nacionais passem, a partir de 10 de Julho, a serem lançadas nas sextas-feiras, dia da semana que, conforme pesquisa de mercado realizada pelo IFPI em vários Países, incluindo o Brasil, é apontado como o mais adequado sob o ponto de vista comercial para lançamento de músicas novas nos diversos formatos atualmente ao alcance do público.”

 


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403