Notícias

29-11-2023 :: Atitudes dos fãs de música em relação à IA reveladas pela primeira vez no maior estudo global do gênero

Fãs de todo o mundo acreditam que a criatividade humana é essencial na era da música gerada por Inteligência Artificial (IA)

 

Atitudes dos fãs de música em relação à IA reveladas pela primeira vez no maior estudo global do gênero.

Embargado até 27 de novembro de 2023, 00h01 GMT – Hoje, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), representando a indústria fonográfica em todo o mundo, compartilhou as descobertas sobre percepções de fãs de música em relação à Inteligência Artificial, divulgando o primeiro estudo específico sobre esta matéria no mundo.

A pesquisa vai estar incluída no próximo “Engaging with Music 2023”, o relatório global da IFPI que examina como os fãs de todo o mundo se envolvem e consomem música das mais diversas formas hoje disponíveis. Com respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países, o relatório é o maior estudo musical do gênero e a visão mais detalhada sobre o pensamento dos fãs. Este ano, pela primeira vez, o relatório inclui uma seção dedicada à Inteligência Artificial (IA), que está sendo antecipada aqui pelo IFPI, uma vez que o rápido avanço da tecnologia continua a apresentar oportunidades e desafios para o negócio da música e para os artistas. O que está claro é que os fãs valorizam profundamente a autenticidade – quase oito em cada dez fãs de música (79%) sentem que a criatividade humana continua a ser essencial para a criação de música.

Para os fãs conscientes da capacidade da IA generativa de utilizar o repertório de artistas existentes, a autorização para o uso da música de qualquer artista é vista como absolutamente inegociável: 76% acham que a música ou os vocais de um artista não devem ser usados nos processos de “machine learning” de sistemas de IA sem permissão. Além disso, 74% concordam que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas sem autorização. A grande maioria dos fãs também apoia a necessidade de transparência, já que 73% concordam que um sistema de IA deve listar claramente qualquer música que tenha utilizado.

Frances Moore, Diretora Executiva da IFPI, disse: “Embora os fãs de música em todo o mundo vejam oportunidades e ameaças para a música a partir da inteligência artificial, a sua mensagem é clara: a autenticidade é importante. Em particular, os fãs acreditam que os sistemas de IA só devem utilizar música se for obtida permissão pré-aprovada e que devem ser transparentes sobre o conteúdo utilizado pelos seus sistemas. Estes são lembretes oportunos para os políticos, à medida que consideram como implementar padrões para uma IA responsável e segura.”

Conclusões do relatório “Engaging with Music 2023” sobre Música e IA:

Para fãs cientes das capacidades da IA:

 

Baixe o infográfico aqui.

FIM
Sobre o IFPI
O IFPI é a voz da indústria fonográfica em todo o mundo, representando mais de 8.000 gravadoras em todo o mundo. Trabalhamos para promover o valor da música gravada, fazer campanha pelos direitos dos produtores musicais e expandir os usos comerciais da música gravada em todo o mundo.

Para mais informações, por favor contactar:
press@ifpi.org | +44 (0)20 7878 7979


Warning: Undefined array key "o" in /home/storage/a/ec/51/abpd/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 403