1. Como solicitar o ISRC?

Entre em contato com a Agência ISRC do seu território. Uma lista alfabética atualizada das agências ISRC está disponível na página de contato da Agência ISRC. Se não houver uma agência ISRC em seu território, você pode obter um ISRC da Autoridade Internacional de Registro do ISRC.

2. Devo eu ou a nossa empresa ser membro da IFPI ou de uma associação da indústria musical para obter um ISRC?

Não. O Sistema ISRC é construído de forma que qualquer entidade que crie fonogramas ou videoclipes, possa atribuir ISRCs às suas fixações, independentemente de sua filiação ou posição em associações da indústria e outros órgãos.

3. Como um código ISRC é construído?

O ISRC é composto por três elementos: Prefixo do Código, Ano de Referência e Código de Designação. Para obter mais detalhes, consulte a descrição da estrutura do ISRC no Manual do ISRC [na Seção 3.3.1].

4. Eu só recebi cinco caracteres de doze - como faço para obter meu ISRC completo?

Os cinco caracteres atribuídos a você são seu prefixo exclusivo. Para gerar ISRCs individuais por fonograma, você precisará adicionar o elemento do ano de referência de dois dígitos ao prefixo, seguido por um código de designação exclusivo de cinco dígitos. - O ano de referência são os dois últimos dígitos do ano em que o ISRC é atribuído. - O Código de Designação é um conjunto de cinco dígitos gerado por você, geralmente em sequência e exclusivo, começando no número 00001 a cada Ano de Referência. Veja a descrição completa da sintaxe no Manual ISRC na Seção 3.3.1

5. Gostaria de selecionar meus próprios caracteres para usar como prefixo do código. Isso é possível?

Não. Os prefixos são atribuídos aos solicitantes pelas agências ISRC em uma base estritamente sequencial. Não há como selecionar caracteres específicos nos Prefixos do Código ou selecionar Prefixo de Códigos inteiros.

6. Nossa empresa acaba de adquirir os direitos de uma gravação que já possui um ISRC. Precisamos atribuir um novo ISRC a esta gravação?

Não. Depois que um ISRC é atribuído a uma faixa, o ISRC deve permanecer o mesmo por toda a vida útil da faixa. Esta é a regra, mesmo que mude a propriedade da faixa.
Para obter mais informações, consulte a seção 4.6 do Manual do ISRC seção 4.6.

7. Quais são mudanças que permitem que uma gravação existente que já tem um ISRC receba um novo ISRC?

Estas são algumas das modificações em uma gravação que exigem a atribuição de um novo ISRC:
• Restauração de registros históricos, onde mudanças criativas surgem
• Mudanças no tempo de execução que excedem 10 segundos
• Remixes/edições
Informações mais detalhadas podem ser encontradas no Manual do ISRC no Anexo A.6 em diante.

8. Estou remasterizando algumas das gravações do catálogo de nossa empresa. Podemos usar o mesmo ISRC para a nova versão remasterizada?

Sim, geralmente isso é apropriado, pois a remasterização é fundamentalmente a mesma gravação do original. Somente quando o processo de remasterização envolve novos dados criativos significativos para a gravação remasterizada resultante, pode ser válido atribuir um novo ISRC à remasterização.

9. Eu sou o licenciado de uma gravação que foi lançada anteriomente, mas sem um ISRC. Posso atribuir um novo ISRC

Se o fonograma não tinha um ISRC inicialmente, e mudou de propriedade e está sendo lançado sem alterações pelo atual titular dos direitos, um novo ISRC deve ser atribuído. O prefixo deve ser o do atual titular dos direitos, ou do licenciado, se autorizado pelo referido titular dos direitos. O ano de referência deve ser o ano de atribuição do ISRC (não o ano em que a gravação foi feita).

10. Se uma gravação foi lançada sem um ISRC, ela pode receber o ISRC retroativamente?

Sim. Uma gravação que não recebeu um ISRC, deve receber um antes de ser relançada. Se a gravação mudou de propriedade e não tinha um ISRC originalmente e está sendo lançada sem alterações pelo atual titular dos direitos, o Código do Registrante deve ser o do atual titular dos direitos. O ano de referência deve ser o ano de atribuição do ISRC (não o ano em que a gravação foi feita).

11. Nossa empresa faz gravações de som e videoclipes. Ambos os tipos de gravação têm um ISRC separado?

Sim. Uma gravação de som e uma gravação de videoclipe são gravações diferentes, mesmo se o componente de áudio do vídeo for o mesmo da gravação de som. Por serem fixações diferentes, o videoclipe e a gravação de som devem receber diferentes ISRCs exclusivos.
Informações mais detalhadas podem ser encontradas no Manual do ISRC na Seção 3.1.

12. Minha empresa produz gravações de som e videoclipes. Posso usar o mesmo prefixo para atribuir códigos ISRC a gravações de som e videoclipes?

Sim. Você deve usar o mesmo prefixo para atribuir ISRCs a gravações de som e vídeos musicais. Como parte dos metadados que você armazena junto com cada código atribuído, você deve armazenar o tipo de gravação como sendo uma gravação de som ou gravação de videoclipe.

13. Estou produzindo um trabalho audiovisual. Posso usar o ISRC para identificá-lo?

Não. O ISRC não se destina à identificação de obras audiovisuais. É para identificar gravações de som e gravações de videoclipes. A única exceção a isso seriam trechos curtos, como entrevistas contidas em uma gravação de concerto de música, que podem receber ISRC para consistência com outros elementos no conteúdo geral fixado. Em geral, as obras audiovisuais são identificadas por ISAN [ISAN - International Standard Audiovisual Number)] e EIDR - um identificador único universal para ativos de filmes e televisão).

14. Dei o ISRC para uma gravação que pensei que iria lançar, mas não vou lançá-la agora. Posso usar o mesmo ISRC para identificar uma gravação diferente?

Não. Uma vez atribuído, um ISRC não deve ser reutilizado em nenhum caso. Informações mais detalhadas estão disponíveis no Manual ISRC na Seção 4.1.3.

15. Como faço para incorporar um código ISRC em um arquivo de vídeo?

É possível incorporar o ISRC em um formato de arquivo de vídeo que suporte tags ID3, como MP4. Existem ferramentas de edição de tags que podem ser usadas para inserir ISRC no campo de tag ID3 de uma gravação ou de um lote de gravações (por exemplo: Kid3 - Audio Tagger (kde.org) )

16. Como faço para incorporar um código ISRC a um vídeo do YouTube?

O método de fornecer ISRCs ao YouTube junto com conteúdo de vídeo depende de como você acessa o YouTube.

O formato de vídeo MP4 permite que o ISRC seja incorporado ao arquivo de vídeo. Isso facilita a divulgação do ISRC junto com o vídeo, inclusive quando se faz o upload no YouTube. Este método pode ser apropriado para indivíduos que enviam material para o YouTube por meio do YouTube Studio, onde atualmente não existe um método de fornecer ISRC nos painéis de metadados fornecidos com o YouTube Studio.

Se você é um parceiro do YouTube Music, terá recebido ferramentas para fornecer ISRC e outros dados ao YouTube. Mais informações estão disponíveis no website do Youtube.

Se você estiver enviando diretamente para o YouTube com um feed DDEX, o ISRC deve ser fornecido como parte dos dados DDEX.

Se você estiver enviando para o YouTube por meio de um provedor de serviços terceirizado (ou seja, um agregador de música ou serviço de distribuição), verifique com seu provedor de serviços sobre o fornecimento de ISRCs de suas gravações ao YouTube. A maioria dos provedores pode entregar ISRCs atribuídos pelos titulares de direitos e/ou podem atribuir ISRCs em nome dos titulares de direitos e fornecê-los em seus feeds para o YouTube.

17. Como codifico um ISRC em um CD??

Disco compacto
No caso do CD, o ISRC e outros dados PQ são codificados no subcódigo do disco (canal Q) no processo de masterização. Por esse motivo, o ISRC deve ser codificado para cada faixa no Pré-Master para CD. Os ISRCs juntamente com o sinalizador de cópia digital proibida (se apropriado) e o código de ponto de venda relevante (por exemplo, EAN/UPC) devem ser inseridos no pré-master durante o processo de pré-masterização do master original.

Música distribuída eletronicamente
A maioria dos formatos de música distribuída eletronicamente permite a inclusão de um ISRC, que pode ser inserido por um software de autoria. Quando os formatos distribuídos eletronicamente incluem várias faixas, o ISRC de cada faixa deve ser associado a ela nos metadados do arquivo.

MP3s
O formato MP3 permite a inclusão de informações de gestão de direitos como o ISRC. Porém, raramente é usado. E o sistema de tags ID3 é utilizado, embora não faça parte do padrão internacional, mas permite a codificação do ISRC. Portanto, é recomendado que um ISRC seja codificado na tag ID3.

Para obter mais informações, consulte a seção 4.9 do Manual ISRC

18. Os ISRCs podem ser aplicados a materiais promocionais?

Sim, os ISRCs podem ser aplicados a material promocional, como clipes de 30 segundos e faixas ocultas, especialmente se em qualquer momento no futuro o recurso puder ser explorado separadamente. Mas isso não implica necessariamente em valor monetário. Informações mais detalhadas estão disponíveis no Manual ISRC nas Seções 4.1.2 e 4.6

19. Como são identificadas as gravações clássicas usando o ISRC?

A música clássica geralmente compreende partes como movimentos ou árias que são exploradas separadamente. É geralmente apropriado identificar com ISRCs distintos cada parte que pode ser explorada separadamente. Um ISRC distinto adicional deve ser usado para identificar a gravação geral. Informações mais detalhadas estão disponíveis no Manual do ISRC no Anexo A.14.

20.O ISRC pode ser usado para identificar um tom de toque?

Sim. Os sons de toque são gravações de áudio curtas e podem receber um ISRC. Informações mais detalhadas estão disponíveis no Manual ISRC no Anexo A.9.11

21.O ISRC pode ser usado para identificar obras musicais, como arquivos MIDI ou partituras?

Não. O ISRC aplica-se apenas a gravações de som. As composições e obras musicais são identificadas pelo ISWC (veja “Qual é a diferença entre ISRC e ISWC?”).

22.Procurei na base de dados internacional do ISRC, mas não consigo encontrar a gravação que procuro. Por que razão?

O banco de dados internacional do ISRC é um dos vários locais pesquisáveis para o ISRC. É fornecido à indústria musical pela Soundexchange. O banco de dados internacional do ISRC faz referência aos dados do repertório enviados à Soundexchange e é atualizado diariamente. Se a gravação que você está procurando não aparecer, deve ser porque o banco de dados Soundexchange não tenha concluído sua atualização diária, ou o repertório não foi enviado ao Soundexchange.

Existem outros recursos de pesquisa, como aqueles hospedados por SCPP na França e PPL no Reino Unido.

23. Qual é a origem do ISRC?

O ISRC é o código internacional de gravação de som. O ISRC é usado para identificar gravações de som e videoclipes. Por outro lado, o ISWC é o Código Internacional de Identificação de obras. O ISWC é usado para identificar obras musicais (composições).

O ISWC é mantido para a ISO pela Agência Internacional do ISWC e identifica composições (obras) musicais produzidas por compositores e autores. A Agência Internacional ISWC é operada pela CISAC - Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores.

A CISAC oferece acesso on-line aos dados do ISWC por meio da pesquisa do ISWCnet.

24. Estou lançando um produto musical com várias gravações. Posso atribuir um ISRC ao produto, bem como também às gravações incluídas no produto?

Não. O ISRC é atribuído apenas para identificar a gravação. Ele não identifica o produto no qual o produto está incorporado ou transportado, independentemente de se tratar de um CD ou arquivo digital. Os produtos musicais exigem seus próprios identificadores, que permitem o gerenciamento de aspectos como preço, rastreamento dentro das cadeias de fornecimento e distinção entre diferentes formatos ou codificações. O ISRC identifica a gravação independentemente da cadeia de suprimentos, preço ou formato.

Os produtos musicais são geralmente identificados por códigos de barras UPC/EAN para lançamentos físicos e digitais. Os códigos UPC/EAN podem ser exigidos por organizações de gestão coletiva de direitos como parte do processo de registro de repertório. Cada produto diferente requer seu próprio código UPC/EAN. Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Se você não conseguiu encontrar a resposta para sua dúvida, sugerimos entrar em contato com a International ISRC Registration Authority (Autoridade Internacional de Registro do ISRC) em isrc@ifpi.org .