O ISRC está pensado para ser usado pelos produtores e usuários de gravações sonoras e vídeos musicais.

Dentre os exemplos, incluímos os selos fonográficos e também as organizações de gestão coletiva de direitos autorais, as organizações de radiodifusão, bibliotecas, etc.

O ISRC é normalmente atribuído às gravações ou aos vídeos musicais pelo primeiro proprietário da gravação ou do vídeo musical. Após a atribuição, outras partes que precisem utilizar ISRCs devem, geralmente, obtê-los dos titulares das gravações.

Os titulares de gravações podem, por exemplo, ser artistas independentes, selos fonográficos ou grupos de música gravada. O ISRC é disponibilizado a todos os titulares de gravações, independentemente de serem membros de qualquer associação da indústria ou não.

Os Códigos de Prefixo do ISRC formam a base dos ISRCs, que são atribuídos às gravações individuais mediante um processo muito simples. O primeiro titular de uma gravação pode atribuir o ISRC diretamente ou pode ter um Manager de ISRC que complete os passos requeridos.

AS TRÊS ETAPAS PRINCIPAIS DA ATRIBUIÇÃO DO ISRC SÃO:

  • 1 Obter o ISRC. Na maioria dos territórios, os Códigos de Prefixo são atribuídos aos titulares das gravações pela Agência do ISRCy desse território. Mediante pedido, a Agência do ISRC fornece um Prefixo único para o titular da gravação ou para uma entidade designada que deseje atribuir ISRCs às gravações sonoras ou vídeos musicais. As entidades que recebem o Prefixo são denominadas “Titulares do Registro ou Registrantes”.

  • 2 Atribuir o ISRC. O Código de Prefixo é utilizado para criar um ISRC único para cada faixa acrescentando a ela o “Ano de Referência” e um “Código de Designação” único.
    Isto aparece descrito detalhadamente no Manual do ISRC.
    Os registrantes devem levar registros confiáveis dos códigos atribuídos junto com os metadados para as faixas que receberam o ISRC. Isto exige levar registros de metadados de referência adicionais que descrevam cada gravação que recebeu um ISRC. A série mínima de referências adicionais aparece listada abaixo.

  • 3 Use o ISRC. O registrante fornece o ISRC atribuído a todas as entidades que dele precisam.
    Quando o repertório é registrado com as Companhias Licenciantes de Música e outras organizações coletivas de gestão de direitos, os ISRCs das gravações devem ser fornecidos junto com os metadados associados.
    Quando o repertório é fornecido às plataformas digitais, diretamente ou através de um agregador, os ISRCs devem ser fornecidos juntamente com as gravações às quais eles são atribuídos.
    Após a atribuição, um ISRC continua permanentemente associado à gravação em questão, independentemente das mudanças de titularidade ou se a gravação entra no domínio público. O ISRC de uma gravação também permanece idêntico se a mesma gravação é utilizada em países diferentes.
    Certos formatos de lançamento permitem que os ISRCs das gravações sejam levados nas diferentes instâncias das gravações. Favor visitar a nossa página de perguntas e respostas (FAQ) para consultar informação sobre o ISRC em CDs e em tags de ID3. Em todos os casos, o ISRC identifica as gravações apresentadas nos produtos e não as unidades em si mesmas.

Dados mínimos de referência a serem mantidos para cada ISRC

Os que atribuem ISRCs devem, para cada ISRC, manter os seguintes elementos de metadados de referência numa base de dados ou meio similar de armazenagem:

Elemento Descrição
1 ISRC O ISRC único atribuído a esta gravação especifica.
2 Artista principal O nome do artista ou da banda tal como apareceria em um Mp3 ou impresso numa capa de CD. Geralmente com os termos ‘ArtistBand’.
3 Título da Faixa O título da gravação.
4 Título da Versão ou Título ou Subtítulo Alternativo Informação adicional sobre a gravação, por exemplo, ‘Live in Paris’ ou ‘mix estendido’.
5 Duração O tempo decorrido entre a primera e a última modulação da gravação.
6 Tipo de Conteúdo Gravação Sonora ou Gravação de Vídeo Musical
7 Data de Publicação A data da primeira publicação ou primeira publicação simultânea. Conhecida como ‘P-date’, é utilizada com relação ao prazo do direito autoral, bem como para associar o ISRC à uma gravação específica.

Os registrantes devem fornecer estes metadados de referência para a IFPI ou quem esta designe, quando solicitado.

A informação completa sobre todos os aspectos do ISRC constam do Manual do ISRC.