Quando uma gravação tem um ISRC, ela pode ser identificada de maneira única e fácil.

A identificação precisa ajuda a otimizar o gerenciamento de gravações e receitas associadas.

  • Os produtores de gravações de som e videoclipes atribuem ISRCs para permitir que cada tipo de gravação seja clara e inequivocamente distinto de outras gravações e videoclipes em cadeias de valor complexas.

Quando gravações diferentes têm metadados semelhantes (por exemplo, edições ou mixagens diferentes, versões ao vivo) ISRCs diferentes serão atribuídos a cada gravação diferente. Isso permite a identificação e diferenciação simples entre as gravações que podem parecer muito semelhantes com base nos metadados sem ISRC.

Quando uma única gravação precisa ter versões alternativas de metadados para uso em vários contextos (por exemplo, metadados com vários idiomas, diferentes convenções de ortografia), um único ISRC será atribuído a essa gravação. O ISRC permite a identificação simples da mesma gravação quando versões alternativas de metadados apresentam diferenças.

  • Distribuidores digitais usam ISRC em seus bancos de dados e lojas, vinculados a informações como avaliações e para relatórios de vendas.
  • Empresas de licenciamento de música e outras organizações de gerenciamento de direitos coletivos usam ISRC para identificar o uso de música licenciada e para implementar distribuição e relatórios de receita com base em faixas.
  • Os radiodifusores e os webcasters usam o ISRC em seus relatórios sobre o uso de gravações.

Com a transição para o comércio digital, o ISRC se tornou cada vez mais importante, pois pode identificar gravações de maneira confiável quando os dados são trocados entre diferentes sistemas proprietários.

ISRC é um identificador exclusivo para gravações individuais. Os caracteres individuais que compõem o ISRC não têm outro significado a não ser servir como um identificador para a gravação. Em particular, o ISRC não significa qualquer propriedade de direitos ou país de origem, no entanto, o ISRC pode ser usado para vincular de forma confiável esta e outras informações relevantes mantidas em bancos de dados apropriados.