O padrão ISRC restringe a atribuição de códigos ao “proprietário ou licenciado exclusivo” de uma gravação de som ou videoclipe, ou a uma entidade expressamente autorizada pela International ISRC Registration Authority.

Em algumas circunstâncias, o produtor de uma gravação ou seu detentor de direitos pode desejar delegar a atribuição do ISRC a outra parte, geralmente um agregador, distribuidor ou outro especialista com capacidade para gerenciar essa função com eficiência.

Desde março de 2009, quando as regras foram simplificadas, outras partes além dos proprietários de direitos podem solicitar permissão para atribuir ISRCs em nome de clientes ou clientes que sejam proprietários ou licenciados exclusivos das gravações aplicáveis. Se a inscrição for aprovada, essas partes serão conhecidas como Gerentes ISRC.

Os códigos ISRC atribuídos por um gerente ISRC são atribuídos como parte do acordo comercial entre a entidade gestora e o produtor. Eles são atribuídos apenas às gravações cobertas por esse acordo comercial específico.

A justificativa para autorizar os gerentes de ISRC é melhorar a qualidade dos dados, permitindo que provedores de serviços qualificados desenvolvam processos eficazes e precisos que serão usados ​​por seus clientes.

Os gerentes ISRC precisam ser especificamente indicados para essa função. Como parte do processo de nomeação, os Gerentes de ISRC recebem Códigos de Prefixo que são separados para fins de atribuição de ISRC às gravações de propriedade de clientes ou clientes. Códigos de prefixo normais alocados a um registrante para suas próprias gravações não devem ser usados ​​para atribuir ISRC em uma capacidade de gerenciamento a gravações de propriedade de outras partes.

As agências ISRC não são obrigadas a nomear gerentes ISRC, mas, se assim o desejarem, as nomeações para essa função não são exclusivas e os registrantes permanecem livres para obter seus próprios códigos de prefixo.

Os gerentes ISRC devem seguir os procedimentos especificados pelas Agências ISRC ou pela Autoridade de Registro Internacional ISRC, para garantir que esta forma de atribuição ISRC seja realizada corretamente.

Os códigos atribuídos por gerentes de ISRC funcionam sob as mesmas regras de outros ISRCs e duram o tempo de duração da gravação. Eles NÃO DEVEM ser alterados se os direitos forem vendidos ou transferidos para outra parte.

Se você deseja se candidatar a ser nomeado gerente ISRC, entre em contato com o seuAgência Nacional para maiores detalhes. Para territórios que não têm uma Agência Nacional ISRC, você pode baixar o Formulário de Inscrição de Gerente ISRC no link abaixo e enviar uma inscrição para a Agência Internacional ISRC.